A febre dos blogs de beleza

Eu queria tanto saber por que toda menina quer ou tem um blog de beleza?

Eu sei, eu sei. Eu não sou mais tão menina, mas tenho sim um blog de beleza.

Você pode achar que eu sou pretensiosa por achar que o meu motivo para ter um blog possa ser mais especial do que as outras meninas. Mas não é nada disso.

Acho que cada um livre para fazer o que quiser. Se quiser e conseguir, pode ter 3 ou 4 blogs. A minha questão não é analisar individualmente cada blogueira e sim entender esse movimento: TODO MUNDO TEM UMA DICA PARA DAR, MESMO SE FOR A MESMA DA COLEGA BLOGUEIRA DO LADO.

O que eu acho complicado é que a maioria (sim, a maioria das dicas de beleza, são absolutamente fundadas na experiência própria da tal blogueira) sem ter noção se aquilo está certo ou não.

Gente usando pincel de pó para sombra (juro pra você), pessoas falando que base ajuda eliminar para sempre as manchas da pele (olha o perigoooo!!!) e mais, reforçando a idéia de que uma mulher só é legal se ela estiver maquiada, com a unha pintada com a tal cor e com a roupa do fulano de tal.  E olha que a maioria das vezes essas meninas são muito mais bonitas sem toda aquela maquiagem louca que elas inventam.

Não sou nem louca de negar que uma boa maquiagem ajuda e muito a dar um levantada no olhar, uma renovada no look, além de ser uma forma de expressão super válida, foi também por isso me formei em maquiagem.  Agora achar que isso é TUDO NA VIDA, tem uma grande diferença.

Se elas acham que vão ficar famosas por ter um blog ou se sentem simplesmente felizes por serem reconhecidas por outras pessoas, OK. Mas gente, vamos estudar, entender do assunto antes de falar como se fosse verdade.

Exatamente pelo fato de que outras pessoas estão lendo, seria legal ser responsável pelo o que você está “ensinando”, certo?

Se você gosta tanto de maquiagem, procure uma escola ou cursos sobre o assunto. O mesmo com moda existem tantos cursos legais que podem te ajudar a entender melhor e fazer com que você passe uma informação coerente para todas as sua leitoras.

Eu não costumo muito desabafar por aqui, até porque esse blog é sim sobre dicas de beleza, mas faz um tempo que várias coisas estão me incomodando, então resolvi falar mesmo! (famoso #prontofalei)

33 pensamentos sobre “A febre dos blogs de beleza

  1. entendo seu desabafo, muito embora não tenha um blog de beleza, até pq não me acho cabaritada p/ tal assunto, realmente é preciso muito cuidado com o que se lê e vê por aí, não conheço tantos blogs de beleza assim mas os que acompanho sinto coerência com o pouco que sei sobre o assunto beleza/make e afins. Mas infelizmente existem muitas pessoas por aí sem noção, tanto as que escrevem como as que leêm 😦
    bjão

  2. Fê, concordo com o que você disse e tenho mais uma coisa a acrescentar:

    Tem muita menina deslumbrada achando que com o blog conseguirá convites pros melhores eventos e que ganhará muitos produtos apenas comentando (sendo que muitas vezes não deixa de ser uma cópia do blog “vizinho”).
    Se empolgam vendo tutoriais, concursos, entrevistas e parcerias. Esquecem que atrás de tudo isso existe muita pesquisa, estudo e um trabalho que não é fácil.
    Não fazem a menor idéia de quanto tempo foi usado até chegar no resultado final.
    Quem está atrás de informações consistentes, sabe aonde encontrá-las. São pessoas como você que nos ajudam da melhor forma!

    Bjos

  3. Claro que tem muuuuita gente boa e responsável por aí. Não vou nem citar quais porque a lista é enorme.
    Mas é que como eu faço muita pesquisa na internet e até mesmo às vezes essas meninas chegam até a mim, eu resolvi falar.
    Agora pode ter certeza que outro post que vai ser o dobro desse é dedicado só para quem lê os blogs!! Cada vez mais triste :o(

  4. Concordo que tem muita gente que fala bobagem e usa coisas de senso comum ou sem senso nenhum. Acho que as pessoas sérias e que sabem de seu papel de formadores de opinião devem batalhar para que cheguem as informações certas e não achismos. Passo por isso na minha prfissão também, a de educadora e u brigo todos os dias pela infoirmação correta.
    Outra coisa é esse consumismo e maios oferta no mercado desses produtos. daí todo mundo se acha “dotô” no assunto.

    Parabéns pelo texto.

  5. Nathália, obrigada pelas palavras carinhosas em relação a mim. Mas é isso mesmo.
    Conheço outras blogueiras e sei como a gente estuda, pesquisa antes de escrever uma palavra no blog.
    Imagina para ensinar alguém a se maquiar? Além de saber para que a maquiagem serve e até que ponto ela pode ir (porque tem gente que espera milagres) tem toda uma forma de ensinar mesmo.
    Enfim, fico feliz que não sou só eu que estava percebendo essas coisas.
    Beijos beijos
    Fê Guedes

  6. Olá Juliana, exatamente isso “batalhar para que chegue a informação certa” e não um achismo qualquer.
    Querendo ou não, estamos falando sobre um assunto que pode ser fútil para alguns, mas que para outros, pode ajudar e muito na auto estima e auto confiança.
    As pessos brincam de ter blog de beleza, sem ter idéia que tem pessoas do outro lado que leêm e aprendem com elas.
    Enfim, responsabilidade, né?
    Obrigada pelo seu comentário.
    beijos
    Fê Guedes

  7. Isso realmente está complicado.
    Fazer uma postagem exige tempo, conhecimento, pesquisa e testes consistentes – pelo menos na maioria das vezes.

    O problema é que tudo na web anda muito fácil, então com dois cliques qualquer um tem um blog… Acredito que o fato de recebermos coisas de algumas marcas faça com que algumas meninas fiquem deslumbradas… Mas nem tudo é fácil e não é do dia pra noite. O principal ponto para ganhar a confiança de uma marca ou empresa, é fazer bons posts e ser responsável no que escreve.

    Já recebi e-mails de blogueiras pedindo produtos para teste… Para você ter idéia do nível que chegam algumas coisas.

    Já li tanta coisa absurda que cansa… Tem muito blog excelente, mas infelizmente tem muito absurdo por ai… É triste, e porque não falar até perigoso não é?

    Beijão Fê e como sempre você está de parabéns.

  8. Ih, Fe, é sempre assim… Eu acho mesmo que, pra dar dicas, você tem que conhecer o assunto. Informações erradas podem até ser perigosas!
    Mas a quantidade de blogs que não acrescentam nada também me irrita. Lembro quando estava lendo blogs de casamento, a mulherada chegava a copiar as dicas das blogueiras mais experientes (às vezes dando o devido crédito). Minha pergunta é: qual o sentido??? Você faz um blog para passar as suas ideias, usar a SUA voz, certo? Preguiça de gente que só quer mesmo é aparecer…
    Tudo bem, esse “crime” não se compara ao de pasasr informações completamente equivocadas, mas irrita igual!

    beijo
    MH

  9. Fê!

    Apoio total ao seu desabafo! Internet é uma ótima ferramenta, mas é necessário usá-la com discernimento. Não é pq “veja e leia quem quiser” que não precisa ter responsabilidade com o que se publica.

    Beijos

  10. Obrigada Tati, você é sempre muito querida.
    E é como a gente estava conversando, pode ser que chegue em um ponto onde não iremos mais falar que temos um blog, porque vai se tornar negativo por causa de alguns que não cuidam de um espaço que pode ser tão legal.
    beijokas e obrigada pelo seu comentário

  11. Concordo!

    Hoje qdo usamos o buscador para se saber mais sobre algum tema, primeiro vem um zilhão de besteiras, até conseguirmos achar um lugar descente pra ler e daí sim tirar uma informação consistente.

    Já cansei de ler uma matéria e ao entrar em outros dois ou três blogs ver exatamente o mesmo texto, não muda nem se quer uma palavrinha do lugar. É triste, porque blogs deveriam ser escritos a próprio punho pelo criador e não ctrl + c e crtl + v.

    Todo mundo quer ter um blog, mas pouquíssimas pessoas tem bom senso. Se o tema principal do blog nãe é vc, ao menos saiba do que está falando.

    Só sei que adoro esse aqui e vou continuar lendo sempre.

    Parabéns pelo desabafo Fê, pessoas como vc fazem do mundo um “mundo” melhor.

  12. MH, sem falar nisso né?
    Existem váááários blogs assim. Pega a informação da outra e posta no dela.
    E aí fica a dúvida, porque será que aquela pessoa tem blog???
    No mínimo, só para fazer volume, sei lá viu!!
    obrigada por comentar, achei que eu iria ser super criticada, mas que bom que as pessoas sentem o mesmo que eu.
    beijos

  13. Oi… concordo plenamente com oque vc disse!
    Vc encontra cada coisa na internet… cada absurdo!
    Eu criei um blog recentemente (na verdade eu já tive outros, mas por falta de tempo acabei desistindo deles :(… nessa época os blogs não eram febres assim), mas antes de colocar as coisas nele, eu pesquiso – e muito. Além do mais, meu blog não é apenas de beleza, mas sim de tudo que eu acho, claro que por vezes isso inclui beleza também…. Mas enfim, lhe parabenizo por essa iniciativa de falar sobre o tema.
    Outra coisa que acho chato, e vou postar no meu blog, não sei se concorda comigo é algumas blogueiras exautarem tanto determinadas caras, somente pelo fato de serem caras ou importadas… Isso faz com que a meninada de uma forma geral fiquem doidas pelos produtos e acham que blog é uma maneira fácil de ter acesso aos produtos!
    Bom, é isso
    Bjos e sucesso

  14. Também fico revoltada com esse tipo de coisa mesmo sem ser profissional da área. Tenho meu canal no YT com algumas dicas de beleza, mas sempre faço questão de dizer que aquilo funciona PRA MIM e que é para cada um procurar seu dermatologista e perguntar sobre o assunto. O mesmo vale pra maquiagem…Tem que dizer que não é pq eu faço assim que esse é o certo, afinal não fiz nenhum curso. É uma questão de respeito não só com os profissionais, mas com o próprio público que tá te assistindo/lendo. Não se pode exigir de uma menina de 13 anos ou simplesmente de uma pessoa menos informada que ela deduza se aquilo é certo ou errado, tem que avisar se você tem base pra informação e que base é essa!

    Isso de pegar informação de um blog e colocar no outro cansa tanto. Ninguém precisa ver a mesma notícia 50 vezes. É simples. Se você não pegou a notícia na fonte, leu por aí num blog e achou legal a novidade, ok. Compra, testa e depois dá a SUA opinião. É muito mais interessante, gente. Não sei qual é a dificuldade. o.O

    Beijão, Fê! Ficou muito bom o post. 😉

  15. Fê,
    Adorei seu desabafo. É um alívio para pessoas como, que tem um cantinho virtual para aprender e não ensinar, saber que as blogueiras se preocupam com o que postam. Ok, não é a maioria, mas com um pouco de bom senso dá pra separar o joio do trigo.
    Bjks
    Mel

  16. Fê tô contigo nessa! o/
    Tem muitos blogs de meninas por aê dizendo esse monte de baboseiras, e pra te ser sincera, eu já tô passada com isso.
    Não sou uma profissional do que falo no meu blog, até porque muitos acontecimentos la citados são os mais puros vividos por mim. Mas as pessoas devem sim colocar a mão na consciência e parar pra pensar no que tão escrevendo (eu por exemplo, sempre gosto de fazer um rascunho antes, reler e reler..) Afinal, a população sempre ta naquela de : “nem tudo se cria e sim se copia”. Não vai me admirar se daqui a pouco ver gente processando blog por ai…
    Blog super apreciado o/
    Bju. x)

  17. Concordo em partes… só não entendi porque toda menina não pode ter seu blog de beleza. Às vezes elas se sentem melhores com isso, às vezes fazem pra se divertir… Sei lá, acho que todo mundo tem o direito de experimentar! Já vi vários blogs ruins e tals, falando que base mais clara é lindo (kkk já vi mesmo!) mas se vocês não gostarem, é só sair do site. =)

  18. Achei muito legal ler isso… Justamente porque nos ultimos tempos me interessei mais sobre as tecnicas de maquiagem, etc e me deparei com cada coisa!!! rs Acho que não é simples como acham por aí, se basear apenas da experiência caseira. Bom é isso, beijos e até mais.

  19. Eu pensei exatamente isso dia desses, uma menina fez um video sobre um produto e foi algo lastimável de informação…. Como ela postou aquilo?!Ela não devia ter noção mesmo do que ela estava falando,senão certamente, ela não publicaria no ar.Anyway…
    É por isso que no meu blog, que pra mim é um hobby, eu falo de girls stuff, mas sempre busco e coloco as fontes no blog justamente pra dar credibilidade a informação… E é por isso também que eu não faço passo a passo no blog, pq acho que não estou capacitada pra ensinar ninguem como se maquiar.
    Bom, mas cabe o discernimento e bom senso das pessoas que leêm, não é?!
    Otimo post, adorei!
    Camilla

  20. Cara… eu concordo em parte com o que vc disse… assim, eu acabei fazendo meu blog pq as pessoas sempre acabavam me pedindo dicas de cabelos, fiz curso de cabeleireira, e fui me interessando por outras coisas do mundo da moda, e hoje posto testes que faço em produtos, unhas que eu pinto, acabei postando até sobre celular, filmes, séries, coisas legais que eu acho por aí, notícias, procuro defender muito no meu blog a idéia da saúde, de comer-se bem, praticar exercícios físicos e se sentir bem sendo saudável ao invés de tentar atingir um padrão ou de querer forçar os outros te aceitarem por ser plus size.

    Mas eu tive um problema no meu blog com uma das colaboradoras que nem é mais, porque ela fazia curso de maquiagem e achava que era a única que podia falar sobre o assunto… peraí.. isso é um espaço meu aonde eu posso escrever o que eu quiser, e estava recebendo críticas dela só pq estava fazendo reviews de maquiagens legais que eu achava em fotografia. Pouco importa para mim ou para as leitoras que o nome real do tom do blush da moça é ameixa, não estamos interessadas em nomes técnicos, achamos algo legal, e como consumidoras, pessoas que não têm pretensão nenhuma em fazer cursos, trocamos experiências umas com as outras… já tive dúvidas sobre corretivos e postei falando sobre, não rola de não dominar totalmente um assunto e posar como dona da verdade absoluta, o que também não quer dizer que eu não possa abordar esse assunto… quem lê certos blogs também deve ter a consciência de que aquilo é a experiência de quem escreveu, que pode dar certo pra ela, mas pra mim não… é muito relativo…

    Acho legal essa globaliação, todas acabam querendo ter seus blogs de moda, falam suas opiniões, ditam tendências, nos deixam menos alienados por uma ditadura onde você tem que usar aquilo pro ser moda necessariamente… não, hoje temos nosso espaço pra dizer o que pensamos, o que achamos… mas confesso que a pretensão de umas e outras em serem famosas já é demais, devia ser algo mais natural e com a intenção em troca de experiências muito mais do que ser o centro do universo..

    Bom fim de semana, um beijo!

  21. Então meninas, muito obrigada pelos comentários, por concordarem e por não concordarem.
    O importante é que podemos conversar sobre isso. Eu entendo o ponto de vista de vocês e concordo.
    O que eu queria dizer que eu não sou naaaada contra uma menina gostar de maquiagem e não ter feito nenhum tipo de curso ter um blog sobre esse assunto. O que eu sou contra é a pessoa não saber do que está falando e passar pra frente a informação.
    Me assusta muito o nascimento de blogs e mais blogs, abordando o assunto beleza e falando até as vezes perigosamente sobre o assunto.
    Claro que é mais do que válido, experimentar um esmalte, gostar da cor e indicar para as leitoras.
    Usar uma combinação de sombra e tirar um foto para mostrar como ficou legal.
    Mas na minha opinião a coisa complica um pouco quando uma menina fala que o uso constante da base ajuda a clarear as manchas. Fora que manchas na pele é para ser tratado por um dermatologista e não por uma maquiadora.
    Eu entendo e acredito que os blogs devem ser divertidos e por que não até certo ponto, fúteis. O meu é assim também.
    Mas eu acho que com essa explosão de meninas falando sobre maquiagem, moda e comportamento, devemos ter responsabilidade com o que escrevemos aqui.
    Um esmalte rosa é um esmalte rosa. Falar sobre isso deve ser divertido e leve. Agora falar sobre a pele, sobre manchas (que podem ser até canceríginas) não deve ser levado tão na brincadeira assim.
    Eu sou uma super consumidora de blogs, acho incrível que a mulher brasileira está aprendendo mais sobre cores, está ousando mais e se sentindo mais confiante.
    É só fiz esse desabafo porque respeito muito blogueiras que se dedicam a passar para frente informações legais para quem esta lendo e não pessoas que acham que ter um blog é um jeito fácil de ter amigas ou de ficar famosa (não sei o que se passa na cabeça dessas meninas)
    De qualquerr forma, mais uma vez obrigada por acrescentar a opnião de vocês aqui.
    beijos
    Fê Guedes

  22. Fe concordo plenamente com vc. Existem alguns blogs que as meninas fazem maquiagem hiper carregadas, feias e falam como se fossem a expert no assunto. Por isso , todos os dias acesso o seu blog para ver as dicas de quem realmente entende !!!! bj

  23. Oi, Fê!

    Primeira coisa que eu ia comentar é que acho que hoje foi o dia dos desabafos! Fiz um no meu blog, agora li o seu e de uma outra pessoa! rs

    Acho superinteressante discutir esse assunto. Mas a minha opinião é a seguinte: blog de beleza é troca de opinião. Está todo mundo aqui pra dizer o que funciona e o que não funciona pra si próprio, não pra receitar fórmulas e coisas assim. E isso passa pelo filtro de cada um: eu já li pessoas falando que usam silicone de cabelo como primer no rosto (!!!) mas jamais fiz igual. Mas tb já li alguém recomendando uma certa base e comprei igual pq gostei do resultado. A questão que nós blogueiras temos a obrigação de reforçar é que o que a gente mostra funciona para a gente, mas não necessariamente para todas as outras. Lembrar de sempre ler as coisas usando o filtro de bom-senso.

    Falar que só algumas pessoas estão qualificadas a ter blog é censurar o direito de expressão de cada um. Afinal de contas, o blog está lá, mas não é por isso que a gente tem que ler e concordar, não é? Se até pra ser jornalista e escrever num jornal não é mais necessário ter diploma, porque para blogar seria? Então é isso: acredito que a internet está aí pra todo mundo falar e trocar opinião, mas sempre com bom senso =)

    Beijos!

  24. Eu não acredito em qualquer coisa que eu leio… e no meu blog, novo, com pouco mais de um mês, eu pesquiso muito antes de falar qualquer coisa… e sempre deixo bem claro quando o que eu estou dizendo é a minha opinião… meu blog não é uma fonte jornalística e sim um local aonde, para me distrair, eu falo das coisas que eu gosto, não gosto, acho interessantes (ou não) e das minhas experiências… como isso está bem claro e implícito, tenho certeza que ninguém vai sair me imitando se não tiver certeza que aquilo é bom e serve para ela, assim como eu não saio imitando receita de blogueira se eu não achei aquilo válido ou legal para mim… é tudo uma questão de ser maria-vai-com-as-outras…

  25. EU super concordo q nem todo mundo tem conhecimento para falar sobre algumas coisas como cosméticos e maquiagem, e acho q a pessoa tem q realmente saber do q está falando pq a gente está lidando com a nossa pele, e as vezes algumas coisas algumas diquinhas caseiras acabam nos fazendo mto mal.
    No caso dessa explosaõ de blogs de beleza, no meu ver é q, o q tem de blog fazendo sorteio não está no gibi, é sorteio de batom, de pó, blush e coisinhas mais, e eu tbm percebo q esses pequenos bloguinhos (blogs não tão conhecidos como o seu, trendytwin, justlia, etc.) fazem sorteios com um unico propósito, arrecadar seguidores, pode perceber q os grndes blogs não te obrigam a ser seguidor pra participar de sorteio, esses bloguinhos usam de tanta burocracia pra vc ganhar um misero batom, é seguir, adicionar no blog, no orkut, no twitter, etc, e ai quanto mais seguidores tiver melhor, pq serão conhecidas, e aí vaõ ganhgar brindes e amostras, e acham que vão fazer parceria com uma grande marca de cosméticos, tipo avon, ou vc com a sacs.
    O negócio é, querem ter fama, ganhar premios e popularidade. Eu já recebi um e-mail dizendo q se meu blog tivesse tantos seguidores eles me mandariam tal coisa.
    Acho isso péssimo, sem falar q esses blogs copiam posts de outros blogs, coisa sem noção tbm.
    Bom é isso, super legal vc abrir essa discursaõ pq venho a um tempão analisando o perfil desses blogs q vira e mexe fazem um sorteio pra angariar seguidores.
    Amo demais seu blog … queria super ser como vc … mas não tenho tanto talento, meu negócio e ler e seguir suas dicas, e ficar linda sempre …
    Beijocas … desculpa pelo tamanho do coment rsrs

  26. Concordo com cada palavra sua…
    Existe muita gente sem noção, realmente. Mas não acho que seja necessário toda uma repercussão em torno disso. Não só na beleza como em todos os outros assuntos, existe muita gente sem noção na internet, a questão é que só segue quem quer, quem concorda com as loucuras. Fazendo isso, se assume toda a responsabilidade do resultado ser positivo ou não. Cada um da suas “dicas”, mas nunca obriga a pessoa do outro lado da tela a seguir. Todos temos liberdade para expressarmos o que quisermos, sendo isso certo ou não, com fundamento ou não. Vai de nós mesmos acreditarmos e seguir, ou simplesmente ignorar e não aderir “à nova moda”,

  27. Oi Fe, tudo bem?
    Nossa, é verdade viu.. falta tanta informação. :/ Eu faço faculdade de estética e cosmetologia, sempre que tem cursos de maquiagem estou fazendo também. Criei um blog faz pouco tempo, mas acho indispensável você ter segurança do que escreve, você ter estudado antes de escrever qualquer bobagem. E o pior é que as pessoas seguem as bobagens, né ?

    Beijo

Deixe um comentário

