Papo sério: Melasma

Hoje o papo é mais sério. Resolvi falar sobre um assunto que é bastante popular entre as perguntas, mas que poucos blogs de beleza acabam falando sobre, até porque quem entende mesmo do assunto são os DERMATOLOGISTAS.

Então, primeira sugestão, antes mesmo de começar a explicar um pouco sobre o assunto, qualquer mancha (pequena, média ou grande) deve ser avaliada por um dermatologista e ele que dará o diagnóstico correto para ela, ok? Com saúde não se brinca mesmo.

Então vamos lá, o que eu quero conversar com vocês um pouco é como paciente, porque eu me descobri também com melasma no rosto.

Mas primeiro, o que é melasma??? ” Melasma é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Clinicamente o melasma se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

CAUSAS: O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anti-concepcionais, entre outros. Contudo é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. Esta radiação é fornecida pelo sol e fontes de calor. A câmara de bronzeamento também é uma fonte.

O aumento na pigmentação decorre da hiperproliferação e/ou hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina). Ele não causa nenhum problema interno, mas assim como estrias, é queixa estética frequente na Dermatologia.

Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.”

Então vocês imaginam que a minha primeira reação foi pânico total e milhões de “porques”: Porque eu tomei tanto sol sem proteção nenhuma? Porque eu fiz bronzeamento artificial na vida? Porque eu não prestei mais atenção a minha genética e não me cuidei mais? (minha mãe tem melasma)

Enfim, agora já era tarde e as manchas estavam lá, super simétricas, dos dois lados do rosto e escuras.

Pânico geral. Então fui em um dermatologista que me indicou o Peeling de Diamante e o químico, tudo junto. No dia seguinte parecia que eu tinha ralado a cara no asfalto (um horror) e depois que o rosto voltou ao normal, elas estavam lá firme e mais fortes do que antes (não entendi porque até hoje) Mas sei de caso de mulheres que suavizaram bastante as manchas com o peeling, o meu não foi o caso.

Aí fui procurar a MELHOR dermatologista que eu conhecia, até porque um dos meus materiais de trabalho é o meu rosto e eu lido com beleza o dia inteiro, enfim…  O tratamento que eu faço são com uns cremes gringos (USA) que infelizmente ainda não entrega no Brasil, então tive que esperar alguém que eu conhecia ir para lá para trazer para mim.

O tratamento é complexo. São 6 cremes que se intercalam entre si e que se passa alguns de manhã e outros a noite, enfim, só um dermatologista poderá explicar mesmo como funciona, tá?

E não é que as malditas manchas sumiram quase? Mas existem outros tratamentos com cremes clareadores que resolvem bastante o problema das manchas, é que eu e meu desespero só ajudaram para eu radicalizar, então parti para os milhões de cremes mesmo.

Não preciso nem dizer que eu não tomo sol faz 2 anos e que passo filtro solar todos os dias, né?

AJUDA DA MAQUIAGEM: A base ajuda bastante a cobrir essas manchas indesejadas, se quiser usa-la para camuflar as manchas, aplique em todo rosto com um pincel ou esponja, o produto da cor exata da sua pele. Assim você ajuda a disfarçar em quanto não as trata.

Para quem quiser o contato da minha dermato, ela é de São Paulo, tá? Dra. Celina Ponte (11) 3031-0093

6 pensamentos sobre “Papo sério: Melasma

  1. Fê, tive o mesmo problema que você. Minhas manchinhas super me incomodam também, aí num momento de desespero eu parti pra dermatologista. Fiz um peeling que ela recomendou, minha pele sensibilizou e virou um inferno cuidar dela, e o pior: as manchas tb escureceram! Agora estou fazendo tratamento com um creme (que vende aqui no Brasil mesmo) e esperando pra ver os resultados.
    Tenho tentado disfarçar o problema com base, mas ainda não encontrei uma que dê um efeito natural na pele e ao mesmo tempo “apague” as manchinhas.
    Beijossssss

  2. Eu sofro muito com melasma, já gastei horrores, você podia dizer os nomes dos cremes que usou né, pois nos dermatos que vou são sempre a mesmas formulas, grata.

  3. Olá! Sou homem e tambem possuo melasma. Gostaria de saber se alguem já fez o tratamento com o ácido tranagêmico (acho q escreve assim) injetavel!? Se sim, oque achou do resultado? E alguem de brasilia que saiba aonde posso encontrar esse tratamento por aqui.
    Obrigado

  4. Por favor me indica seu dermatologista tenho melasma persistente e exatamente peling so fez piorar a melhora e momentanea mas depois volta coma corda toda

  5. Olá, também tenho esse problema e já estou cansada de gastar dinheiro
    com vários produtos e tratamentos que nunca funcionam, será que você poderia
    me passar os nomes desse produtos importados que vc usa? é que meu marido por esses dias estará no EUA e quero pedir para ele comprar.

    bj e obrigada pela dica.

Deixe um comentário

