Saiba como proteger sua pele contra os danos dos RAIOS SOLARES e INFRAVERMELHOS

Meninas, hoje o post é aquele super informativo e espero que bem esclarecedor. (Se preparem que é o maior post feito por aqui, mas tenho MUITA informação para dividir com vocês)

Como já disse aqui algumas vezes, tomei muuuuuuuito sol a minha vida toda e também por causa da minha carga genética não ajudar, hoje tenho melasma. Por isso não tomo NADA de sol faz dois anos e vivo em mil tratamentos para o rosto.

Em uma dessas minhas idas a minha dermatologista, que no dia não podia me atender, então passei com a super querida Dra. Samanta Nunes e tive uma verdadeira aula sobre manchas e proteção. Foi muito bacana e vou explicar algumas coisas BEM LEGAIS que eu descobri com ela.

RAIOS SOLARES: A radiação UV está composta na luz solar. Fez e faz super bem para o nosso planeta, os raios solares aquecem a Terra, preservando a vida.

Acontece que, com os buracos na camada de Ozônio aumentaram. Alguns falam em buraco e outros falam que a radiação do Sol que está maior mesmo. Qualquer dos dois motivos, acontece que o Ozônio é uma barreira que nos protege dessa radiação super intensa do Sol. Sem esta proteção ficamos super expostos aos raios UVC, UVB e UVA.

RAIOS UV: Os raios UV se dividem em 3 tipos.

 

UVC: As ondas são de 100 a 280nm. São mais curtas e não nos atingem diretamente.

UVB: As ondas são de 280 a 320nm. São mais longas e já conseguem nos atingir. A incidência dela é maior no verão, especialmente entre as 10h00 e as 16h00. Esta frequência de raio, atinge sua pele e queima (bronzea) Essa queimadura são umas das principais responsáveis pela alteração das células, que predispõem ao câncer de pele.
O fator de proteção qu ajuda a diminuir os danos dos raios UVB é o FPS. (ou SPF Sun Protection Factor)
O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B.

Na prática, a proteção de um filtro solar depende de fatores como:

  • O tipo de pele (cor) do usuário.
  • A quantidade que é aplicada e a freqüência de reaplicação.
  • Atividades que o usuário faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro solar da pele).
  • Quantidade de filtro solar que a pele absorve.

COMO ESCOLHER SEU FATOR DE PROTEÇÃO: Para escolher o FPS deve se relevar as seguintes condições: as pessoas têm que usar, no mínimo, FPS 15, inclusive para quem tem pele mais morena, defesa feita por unanimidade pelos dermatologistas. A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes. Outros fatores ajudam bastante na proteção: A aplicação com 15 a 30 minutos de antecedência a exposição ao sol. 15 a 30 minutos depois de exposto ao sol e reaplicar  se necessário depois de atividades físicas (muita transpiração ou natação).

Princípios Ativos:

ATENÇÃO AOS ALÉRGICOS – Os seguintes ingredientes ativos de filtro solar são os permitidos pela FDA:

  • Ácido p-aminobenzóico (PABA) até 15 %.
  • Avobenzona até 3%.
  • Cinoxato até 3%.
  • Dioxibenzona até 3%.
  • Homosalato até 15%.
  • Mentil antranilato até 5%.
  • Octocrylene até 10%.
  • Octyl methoxycinnamate (Octinoxate) até 7.5%.
  • Octyl salicylate até 5%.
  • Oxybenzone até 6%.
  • Padimate O até 8%.
  • Ácido fenilbenzimidazol sulfônico (Ensulizol) até 4%.
  • Sulisobenzona até 10%.
  • Dióxido de titânio até 25%.
  • Salicilato de trolamina até 12 %.
  • Óxido de Zinco até 25%.

UVA: São ondas bem maiores, de 320 a 400nm e atingem a Terra o ano inteiro. Sua intensidade não muita entre inverno e verão e nem nos horários do dia. “Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento e manchas (melasma). Tem também importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer”. É interessante saber que o UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

A nomenclatura que dá ao protetor contra os raios UVA é o PPD (Persistent Pigment Darkening).

Agora que começa a polêmica. O Raio UVA não chega a “queimar” a pele como o UVB, por isso você verá o estrago que ele faz só depois de alguns anos.
A maioria dos protetores solar está escrito na embalagem: FPS 30. (UVA/UVB). Acontece o seguinte, muitos produtos existentes no mercado tem uma proteção contra UVA super curta, pois acreditem se quiser, esta substância que serve para proteger contra esse tipo de raio é instável a luz, alguns até em minutos. ESTA INFORMAÇÃO DEVE ESTAR ESCRITA NO RÓTULO!!! 

Hoje em dia não existe um número de denomina a proteção contra os Raios UVA e sim se ela é LONGA DURAÇÃO ou CURTA DURAÇÃO.

Por exemplo, se você compra um protetor solar FPS30 de curta duração você poderá ficar exposto ao sol sem se queimar por volta de 2 horas, mas pode ter ficado exposto aos raios UVA 1h30, estando sujeita a envelhecimento da pele, manchas (melasma) e até câncer.

A proteção contra os raios ultravioletas e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao olhar a embalagem, é preciso ter certeza sobre o produto de interesse, pois existe diferença entre protetor e bloqueador.

O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já o bloqueador solar funciona como uma espécie de filtro, que impede a penetração dos raios UVA e UVB. Esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que estimulam a pigmentação da pele, mas em geral têm baixíssimo FPS.

Então já sabem né? Não é só o cheirinho que conta na hora de escolher um protetor ou bloqueador solar. Tem muita coisa em jogo vai muito da necessidade de cada uma.

Aqui vai algumas dicas de protetores que tem FPS e longa duração contra raios UVA que possuem Tinosorb S , Tinosorb M e Mexoryl:

RoC:

Descrição: ” Inovação RoC®: desenvolvida com a colaboração de dermatologistas, MINESOL® Actif é uma linha de proteção solar diária, que oferece alta proteção contra os efeitos nocivos do sol (UVA – UVB), e ajuda a uniformizar a tonalidade da pele.
Sua fórmula exclusiva possui:
– UVA/UVB balanceado – perfeito equilíbrio de filtros fotoestáveis que garante a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele (rugas e pigmentações cutâneas causadas pelo sol)”

E toda a linha ROC, para olhar a descrição e ver qual o melhor para você, veja neste link: RoC 

 

La Roche Posay:

Descrição:

Very high facial protection. Ultra UVA (PPD 42). Novo protetor da La Roche Posay

Scented. Paraben free. Lighter in chemical filters. Non-Comedogenic. Very water resistant.

Indications

Skin subject to sun intolerance, commonly known as sun allergies. Extreme sun exposure. Prevention of pregnancy mask. Drug-induced photosensitivity.

Properties

Very high(SUPER ALTA PROTEÇÃO) broad, photostable UVA/UVB protection. Optimal SPF 50+ protection reinforced against UVA rays (stricter than the European recommendation) thanks to a new filter system that combines Mexoryl® SX and XL and Senna Alata extract, a natural cell protector. In a new, more minimalistic dermatologically-tested formula: paraben-free, minimum chemical filters, non-comedogenic.
– Luxurious, moisturizing, ultra-comfortable texture. Easy to apply. Suitable for dry skin.
– Very high water resistance.

Atenção: Sempre ficar atenta as embalagens, pois existem protetores da La Roche por exemplo que tem média proteção.

SUNMAX:

SUNMAX contém dois filtros solares que proporcionam à pele extremamente sensível e que sempre apresenta eritema, uma alta proteção contra as queimaduras solares, através do bloqueio da ação nociva da radiação UVA e UVB. Além disto, o uso
diário e regular de filtros solares ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo(rugas e manchas) e pode auxiliar na prevenção do câncer de pele. Contém substâncias hidratantes que formam um filme hidrostático invisível sobre a pele, o qual conserva sua
umidade natural e diminui a perda de água. SUNMAX Acquagel é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as oleosas.

 

EPISOL:

 

L`ORÉAL:

Agora, depois de explicar TUDINHO sobre protetor solar, ficou faltando um tipo de onda que causa MUITAS manchas na pele e a gente acaba esquecendo dela, a LUZ VISÍVEL.

LUZ VISÍVEL: Estas ondas são as maiores de TODAS, de 400 a 760mn e ainda não descobriram nenhuma substancia que nos proteja dessa luz, que entra em nossa pele e a pigmenta.

Agora vem a novidade, estudos recentes descobriu que um bloqueador natural da luz visível é o PIGMENTO. SIIIIIIM minha gente, a cor é uma barreira para que a luz do escritório por exemplo não prejudique sua pele. Então quem era da turma que falava que maquiagem fazia mal para pele, vai precisar rever seus conceitos, pois a BASE ou um bloqueador com cor é super importante se seu objetivo é se proteger contra as malditas manchas.

Então meninas o combo perfeito para se proteger contra Cancêr de pele, envelhecimento precoce e manchas (melasma) é um protetor ou bloqueador com alta proteção UVA e e UVB + cor (base)

Ufa, falei horrores, mas espero ter ajudado.

5 pensamentos sobre “Saiba como proteger sua pele contra os danos dos RAIOS SOLARES e INFRAVERMELHOS

  1. Legal em ajudou bastante,mas qual é o melhor, o protetor ou o bloqueador solar?
    E se pode passar só o protetor sem precisar usar tônicos e hidratantes antes da maquiagem?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s